Ano novo, vida nova (?)

Confesso ficar meio em choque com as metas traçadas pelas pessoas na véspera de cada ano novo, como se tudo o que foi vivido até ali não tivesse importância, como se fosse aqueles testes surpresa que o professor passa e não valem ponto, como se em um passe de mágica uma rodada do ponteiro do relógio fosse capaz de apagar todo o passado.

Nosso passado é nosso e faz parte do que somos. Cada erro, cada acerto, cada risada, cada perdão, cada tristeza contribuiu para a construção da nossa versão atual, que na maioria das vezes é melhor que a do passado, mais madura, ou seja, tudo valeu a pena. Por pior que uma experiência seja, ela sempre vai te dar algo de bom em troca, sempre. Não há vergonha em cometer erros, que atire a primeira pedra quem nunca errou e aqui estou intacta sem nenhuma pedrada. Por mais que nossos pais, amigos e avós nos encham de conselhos sobre a vida, nos digam que fazer isso não adianta e que fazer aquilo machuca, só aprendemos quando nos machucamos de fato. É natural do ser humano ser teimoso e aprender na marra, deve até ter explicação científica pra isso. Não desdenhe do passado por pior que você acha que ele seja, as coisas nunca são como parecem ser. Uma das certezas da vida é que tudo passa, nada é permanente, tudo na vida passa, tudo melhora basta ter fé e paciência.



Ano novo não é uma vida nova, são 365 páginas novas para o livro da vida, são novos capítulos, novas oportunidades, novas histórias esperando para serem escritas. E nesse livro existem milhares de páginas com as quais você aprendeu incontáveis coisas, o suficiente para fazer diferente mas essas páginas não se apagam, continuam lá para você olhar e refletir o quanto aquilo te ajudou para que fizesse diferente hoje, pra você ver quanta coisa boa já te aconteceu apesar de terem acontecido coisas ruins também. Essas páginas novas são pra você fazer diferente, para olhar no espelho e dizer ''A hora é agora.'' e dar aquela corrida de 10km, para otimizar seu tempo e não repetir aquela matéria de novo na faculdade, para fazer coisas que vão moldar seu futuro, para aprender mais e escrever capítulos inesquecíveis. 

É tempo pra viver e contar tudo novo, novas histórias, novas conquistas, alegrias e tristeza, porque tudo isso faz parte. É tempo de ser sempre diferente, de fazer a diferença porque não existe fórmula pra fazer certo, não existe um jeito certo, existe o seu jeito e você só vai descobri-lo ao se dar uma nova chance. Um livro liga todos os capítulos mas não conta a mesma história em cada um deles, então aproveita essas páginas em branco e faz do livro da sua vida um best seller.

0 comentários: